terça-feira, 17 de julho de 2012

Conheça os cuidados que se deve ter com as sacolas retornáveis !




Cuide da sua ecobag e mantenha uma vida saudável !


Ter atitudes sustentáveis requer disciplina e ponderação. A substituição das antigas sacolas plásticas pelas bolsas reutilizáveis, também conhecidas com ecobags, exige cuidados que às vezes passam despercebidos no dia a dia para evitar contaminações desnecessárias.

Segundo Eloísa Garcia, pesquisadora no Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a maior preocupação diz respeito às embalagens dos produtos. “A atenção é necessária se produtos alimentícios forem colocados diretamente na sacola, sem qualquer outra embalagem. Neste caso, se a bolsa apresentar sujidades, odor estranho, resíduos de produtos químicos ou de limpeza, ou ainda micro-organismos, estes podem ser transferidos para o alimento. Não é nada de outro mundo. É só cuidar da sacola com bom senso e higiene, caso haja interesse em colocar alimentos não embalados diretamente nela”, explica.

A palavra de ordem é ter higiene Se a ecobag for usada constantemente, no entanto, há risco de contaminação? Segundo a pesquisadora, o mais provável é proliferação de microorganismos presentes no ar ou nas superfícies de outros produtos que já foram acondicionados na sacola em utilizações anteriores. “Também há a possibilidade de desenvolvimento de microrganismos, por exemplo, fungos, se a bolsa for guardada úmida. Há, ainda, a possibilidade da contaminação se a estocagem dela for em um ambiente com baixa higiene”, diz.
De acordo com Eloísa, é importante esclarecer que problemas mais graves só acontecerão se simples medidas de higiene não forem tomadas. Portanto, cuide da sacola como qualquer outro utensílio de cozinha e a guarde em ambiente limpo e seco e longe de produtos químicos.

O segredo é ter durabilidade
Outra boa dica da especialista é ficar atenta ao que é oferecido no mercado. No meio de tantas ofertas de sacolas ecologicamente corretas, o mais importante da bolsa reutilizável é que ela apresente resistência mecânica adequada para poder ser usada muitas vezes. “Pode ser de algodão, de papel, de filme plástico, de ráfia (fibra) ou mesmo de tecido de PET reciclado, entre outros componentes. De nada adianta a sacola ser reutilizável se ela não puder ser usada muitas vezes, ou mesmo se a consumidora não a utilize várias vezes”, diz Eloísa.












Nenhum comentário: